CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 15 de junho de 2008

Alerta as Mulheres!!!



Hoje vendo o Fantásico a entrevista com a jornalista Fátima Bernardes que passou por uma cirurgia nos seios, mas graças a DEUS não foi nenhum tipo de doença grave como o cancer de mama, porem ela conta que levou um susto e agora faz uma alerta ás mulheres para evitar as doenças graves. Vendo a reportagem em que abordava o tema, achei legal fazer a minha parte e levar também as outras mulheres um pouco mais de conhecimento sobre essa doença.

O risco de contrair essa doença aumenta conforme a mulher envelhece. A maioria dos tumores de mama aparecem em mulheres acima de 50 anos. Ja em mulheres após os 20 anos a deve fazer o auto-exame de mama todo mês e ser examinada pelo médico pelo menos a cada 3 anos. Após os 40, ela deve ser examinada pelo médico anualmente, continuar com o auto-exame mensal e fazer uma mamografia por ano. O ultra-som de mama pode ser pedido pelo médico para ajudar a avaliar qualquer nodulação anormal.

Devemos ficar em alerta sobre alguns fatores que podem aumentar a chance do desenvolvimento da doença.
Se ao longo da história mestrual as mulheres que iniciaram a mestruação antes dos 12 anos e entraram na menopausa após os 55 anos possuem o maior risco.

História pessoal ou familiar de câncer de mama. Mulheres que já tiverem cancer de mama têm mais chances de desenvolver câncer no outro seio também. E Mulheres que tenham parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) diagnosticadas com câncer de mama têm o risco aumentado. Este risco se eleva ainda mais se tiver mais de um parente com cancer de mama.

Entre esses fatores de risco ainda tem outros como a obsidade, não ter engravidado ou ter engravidado tardiamente, mutações genéticas, doença benigna da mama...

Porem ainda não existem prevenção para o cancer de mama, mas o que faz muita diferença na sobrevivência contra a doença é a detecção precoce, através do auto-exame, exame clínico e mamografia.

Então vamos parar com o preconceito e o medo e vamos encarar essa luta de frente. Pois somos mulheres guereiras e temos em nossa mão a maior arma de todas.. o conhecimento!
O auto-exame leva apenas alguns minutos e você só precisa fazer uma vez por mês e pode salvar vidas. E você mesma pode fazer em sua propria casa e se caso notar algo de diferente proucure um médico e siga todas as orientações.




Técnica para realizar o auto-exame de mamas:



1º - Em frente do espelho:
Eleve e abaixe os braços.Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.






2º - Durante o banho:
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.Faça o mesmo na mama esquerda.






3º - Deitada:

Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.










___________________________________________________________________







2 Comentários:

mickey disse...

Muito boa a sua iniciativa de ajudar as mulheres, algumas são desinformadas, outras mesmo informadas esquecem parabens pelo post....t+


http://www.sonacachaca.com

Juh Caprichosa disse...

Que bacana você alertar as meninas sobre esse assunto. É um tema que está ai todos os dias conosco, mas que muitas pessoas não dão atenção! Parabéns!!! :)
Beeijokas queridona
E volte sempre ao meu blog!!!